O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, recebeu, nesta quarta-feira (25/2), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), Jônadan Hsuan Min Ma, e sua diretoria, para discutir ações conjuntas para o fortalecimento da bovinocultura de leite. O encontro foi o primeiro entre as novas diretorias das duas entidades, que já desenvolvem projetos voltados para o setor leiteiro, visando uma troca de experiências.
Para dar andamento a estas ações, ficou acertada uma reunião no âmbito técnico para discutir pontos como transferência de conhecimento, eficiência de gestão da propriedade e melhoramento genético do gado leiteiro. Na reunião, o presidente da Girolando e sua diretoria conheceram as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para a bovinocultura de leite, que é uma das atividades que mais tem cursos de capacitação.
Neste contexto, o SENAR busca cada vez mais levar conhecimento técnico e gerencial aos produtores de leite brasileiros, contribuindo para sistemas de produção eficientes e competitivos. Para o presidente da CNA, diante da abrangência e da importância econômica da atividade leiteira, o momento é de buscar a cooperação para ações efetivas entre as duas entidades. Já o presidente da Girolando destacou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia do SENAR, como uma grande conquista para o setor agropecuário.
A raça Girolando é uma referência em produção de leite e melhoramento genético em sistemas tropicais. Atualmente, há mais de 1,5 milhão de animais registrados no país. A associação, sediada em Uberaba, desenvolve uma série de programas voltados para a pecuária de leite, além de promover diversas exposições e eventos sobre a raça no país.
FONTE: Canal do Produtor.
sac@cialne.com.br
Fone: +55 85 3477-2700
SAC: 0800 075-4800
Av. Presidente Costa e Silva, 2067 - Mondubim - Fortaleza/CE - Brasil